Comida quentinha pro cachorro, será que pode?

Hmmmm, chegou o frio e nós humanos só queremos uma refeição bem quentinha, né? Para o nosso corpo, as refeições mais quentes são ótimas para mantermos a nossa temperatura mais confortável, mas será que os cachorros também gostam, ou melhor, podem comer comidas aquecidas? Vamos entender melhor sobre o assunto nesse artigo.

Alguns humanos possuem o hábito de dar uma aquecidinha na ração antes de dar ao cachorro, para que ela não fique gelada muito rápido. Este comportamento é comum e não oferece grandes riscos ao cão. Se for uma leve aquecida, tudo bem, provavelmente o seu cachorro não irá sofrer nenhum mal com isso. Já quando se trata de comidas realmente quentes, o cenário muda de figura.

O que pode acontecer se oferecermos comida quente aos nossos cães?

A comida, quando muito quente, pode desencadear uma gastrite e diarréias no cachorro. Por isso, ao aquecer a ração do animal, esteja atento que será um aquecimento de frio para morno. Não precisa oferecer uma comida muito quente (na verdade, nem devemos fazer isso).

Outro detalhe, é que ao esquentarmos o alimento, alguns nutrientes serão perdidos (isso também acontece na alimentação humana). Então pense bem antes de aquecer a comida do seu cachorro, já que provavelmente você comprou a comida por todos os nutrientes que ela apresenta, certo?

Leia também: 10 “alimentos humanos” que você deveria dar ao seu cão

Qual é a melhor solução?

O melhor que você pode fazer é ler atentamente as embalagens da comida do seu cachorro antes de tomar qualquer decisão e refletir sobre a real necessidade de esquentá-la. Você também pode pesquisar ou entrar em contato com a marca responsável pela ração do animal, eles podem dizer com mais detalhes o que pode acontecer caso a ração passe por este processo. Lembrando, que comidinhas em altas temperaturas podem não fazer bem ao animal, então, o aquecimento deve ser sempre leve.

Se o seu cão possui uma rotina de alimentação natural, por exemplo, e você mesmo prepara sua comida, pode ser mais comum que ele consuma alimentos aquecidos, o que não é o caso dos animais que vivem de ração, produzida para ser consumida direto da embalagem,  então, basta ficar de olho na temperatura antes de servir.

Lembrando, que uma das opções sempre a serem levadas em consideração é conversar com o veterinário do seu cão. Ele saberá dizer quais são as melhores práticas e se o seu cachorro realmente precisa de um alimento mais quentinho.