Roupas para cães, saiba qual a melhor forma de usá-las

Com a chegada do frio é muito comum vermos os cães com roupinhas de frio. Existem diversos modelos, desde as camas com proteção, até roupas com mangas longas. A questão é, todas as roupas são adequadas para o seu cão? Vamos descobrir!

Como em todas as situações, tudo vai mudar de acordo com cada cão. A melhor forma de descobrir se o seu cachorro está passando frio é prestar atenção no comportamento do animal. Se ele estiver com frio, com certeza irá buscar os locais mais quentes da casa, como: camas com cobertores, locais com aquecedores, perto dos humanos que possuem calor do próprio corpo.

Se está frio lá fora, por exemplo, e o seu cão está dentro de casa, bem aquecido. Ao decidir sair de casa, é adequado que se coloque uma roupinha no animal, já que ele sofreria um choque térmico. O pelo dos cães é adaptável ao calor e ao inverno, por isso, muitas vezes pensamos que o animal está com frio e ele está se sentindo bem.

Leia também: Comida saudável para o seu cachorro

Existe algum cão que precisa de roupas para o frio?

Não existe essa diferenciação a partir das raças, já que cada cachorro pode apresentar uma vontade diferente. O que nós temos, são alguns grupos que cães que podem acabar precisando de uma roupinha, como por exemplo: os idosos e os filhotes.

Os idosos precisam porque o seu sistema imunológico já não está mais 100% e por isso qualquer mudança de temperatura pode ser perigosa.

Os filhotes precisam pelo simples motivo de que passaram várias semanas na barriga da mamãe, um ambiente aquecido e confortável, ao sair de lá ele precisa encontrar o mesmo conforto aqui fora. Uma mantinha, nesse caso, pode ser bem adequada.

Se você está certo de que o seu cachorro está passando frio, pode arrumar uma peça de roupa que cubra até a base do rabo. O rabo é um dos locais que tem menos gordura e pode sofrer mais com o frio.

Usar roupa diariamente, faz mal ao cachorro?

Não existe um manual de boas práticas, já que cada cão possui uma personalidade e uma necessidade diferente. O ideal é você estar atento ao comportamento do cão ao usar a roupinha, se ele ficar se coçando, mordendo ou tentando tirar a peça, o ideal é que tire mesmo.

Ao comprar uma roupinha, fique atento aos seguintes detalhes:

  • Material específico para cães.
  • Confortável e não limita qualquer movimento do animal.
  • Não seja exagerado (uma roupa pode ser muito quente para determinados dias, então, vai do bom senso com a temperatura do local onde vai ficar o animal).

Para você manter à disposição do seu cachorro, um ambiente mais aquecido, você pode disponibilizar em alguns locais da casa, mantas e cobertores próprios para o cachorro. Assim, se ele estiver com frio, com certeza irá correndo se aconchegar nesses locais.