Cachorro com gripe? Entenda a doença e qual a melhor forma de ajudar o seu cão

Você sabia que os cachorros também ficam gripados? É, não são apenas os humanos que sofrem com as baixas temperaturas e o tempo mais seco, mas de qualquer forma, não é preciso se preocupar com o contato entre vocês, o seu pet não pode te transmitir a doença, ela é transmissível apenas entre os cães. Então, vamos entender melhor de onde vem, como você pode ajudar o seu cão, quais as melhores formas de se prevenir e evitar que seu bichinho passe por isso.

Como os cães ficam gripados e quais são os principais sintomas?

1) Mudanças de temperatura

Com as bruscas mudanças de temperatura, podem acabar deixando a saúde dos cães instável. Se você possui o costume de passear diariamente ou o seu cão vive em área aberta, fique de olho na temperatura para que o ambiente seja sempre o mais confortável possível.

2) Vírus H3N8

Assim como nós, humanos pegamos gripe de outros humanos, com os cães acontece o mesmo. O nome do vírus que transmite a gripe é o H3N8.

Bom, antes de mais nada, entenda como o seu cão pode pegar a gripe.

Esse vírus é transmitido pelo ar, assim como a gripe humana, o que acaba dificultando a prevenção. Ao passear com o seu cão, por exemplo, vocês passam por diversas casas e em alguma delas ou algum cachorro de rua, pode estar com a doença e o seu cão estará respirando esse ar possivelmente contaminado. Outra forma de contaminação é se o seu cão tiver algum contato com objetos de outro cão doente. Se você possuir um filhote, os cuidados devem ser redobrados, já que muitas vezes eles possuem uma imunidade baixa e em desenvolvimento. Aliás, se o seu cão estiver gripado, você pode acabar levando o vírus para outros cães através das mãos e roupas, sabia? Por isso, se o seu cão estiver doente, lembre-se de higienizar as mãos, as roupas e a casa, para que outros bichinhos não acabem em risco.

O vírus permanece vivo por até 48 horas nas superfícies e os cães podem espalhá-los por cerca de 10 dias.

Leia também: Como escovar os dentes do meu cão?

E os sintomas?

Agora é hora de ficarmos de olho! Muitas vezes, o seu cão não apresenta nenhum sintoma clínico, mas ele está gripado. Por isso, precisamos ficar atentos, o seu cão pode estar gripado, espalhando o vírus e você não sabe.

Na maioria dos cães que apresentam sintomas, estes são leves, como por exemplo: tosse seca e persistente, espirros, coriza, febre, secreções oculares, apatia, fraqueza, desidratação, são alguns dos sintomas que podem aparecer. No entanto, a gripe pode se agravar e se tornar um quadro mais grave de saúde. Alguns cães, podem desenvolver pneumonia ou alguma dificuldade maior na respiração.

Quais cuidados você pode ter para evitar a doença ou ajudar o seu cão?

A vacina polivalente pode ser uma grande ajudante na precaução do vírus e bactérias relacionadas à doença. Uma boa pedida também, é cuidar para que o seu pet não passe por mudanças bruscas de temperatura. Por isso, cuide o local onde ele fica, perceba as mudanças no tempo e faça pequenas adequações para que ele não fique com frio muito de repente, sem que o corpo possa se preparar.

Caso o cãozinho já esteja com gripe, o uso de antibióticos costuma ser eficaz no tratamento. Se o caso for mais grave, o acompanhamento do veterinário poderá fazer com que logo o bichinho fique bem novamente.

Ah, esse artigo tem como objetivo levar a informação aos cuidadores, mas lembramos que em todos os casos, o melhor a se fazer é levar o cão até um profissional, para que o diagnóstico seja realizado e o melhor tratamento seja feito.