Banho no cachorro no inverno, quais as melhores práticas?

Dar banho no seu cachorro pode ser um momento traumático ou tranquilo, tudo depende da forma que levamos esse hábito e como representamos isso ao cão.

Uma das coisas comuns é fazer com que o cachorro relacione o momento do banho como uma correção a algo que ele fez de errado, por exemplo: o cachorro rolou na terra ou na lama, você briga com ele e leva direto pro banho. Ou então, se o seu cão é levado para o banho quando você está bravo com ele, nervoso, sabe? Ele vai começar a relacionar o banho com um momento de “castigo”, isso não é legal.

O ideal é tornar o banho um momento divertido, de preferência animado e tranquilo, mas sabemos que muitos animais ainda sentem medo ou não gostam de ir pra água. No inverno, essa vontade de ir pro banho (que já não é muito grande) pode ficar ainda menor. Em algumas regiões, é propícia a rotina de chuvas e muitas vezes os cães ao passear ou brincar no quintal, acabam se molhando, ou seja, o banho não pode esperar, né? Vamos ver algumas dicas para tornar esse momento mais tranquilo?

Banho Seco

Ahh, que maravilha. A tecnologia nos permite dar um banho seco nos nossos animais. É rápido e eficaz, quando o cachorro não está tão sujo e queremos apenas uma manutenção. Fica a dica 😉

Leia também: Como quiropraxia, acupuntura e massagem podem melhorar a vida do seu cão

Banho Tradicional

  • Prepare o ambiente. O ideal é que o banho em casa seja feito no banheiro e não em um local aberto, como o quintal. Então, coloque um aquecedor no banheiro para que o ambiente fique bem aconchegante antes do banho começar.
  • Se você tiver uma banheira ou algum objeto do tipo, pode ajudar a manter o cão em contato com a água quentinha.
  • Separe algumas toalhas, duas podem ser suficientes (dependendo do tamanho do seu cão), e enrole-o, assim que ele fizer todo o ritual de se balançar para água sair do corpo. Coloque as toalhas ao redor dele e leve-o para o quarto. Lá o ambiente também precisa estar quentinho, viu?
  • É hora de secar! Eles não gostam muito, eu sei, mas é importante. O ideal é que você tenha um bom secador e uma escovinha (não use a sua pessoal, tá? Escolha uma própria para esse momento). Agora é paciência e cuidado para que todos os cantinhos do corpo do cachorro fiquem bem secos. Não se esqueça do rabo, dos dedinhos, das orelhas (sempre muito cuidado com elas).

Prontinho, viu como o banho também pode ser legal em casa, mesmo no frio? Ah, não se esqueça do petisco depois do banho, seu cachorro vai adorar. Uma dica legal é falar com ele, mostrar que você está feliz de estar com ele nesse momento, que é divertido tomar banho (mesmo que seu cão não acredite nisso).