O uso de terapias alternativas está aumentando cada vez mais para oferecer alívio e até mesmo restaurar a mobilidade de cães que sofrem com doenças cronicas.

Seu cão está sofrendo?

Talvez você não tenha considerado antes, mas tratamentos alternativos como acupuntura, massagem terapêutica e quiroprática são cada vez mais utilizados para resolver uma série de problemas caninos.

Além de ajudar pacientes humanos, essas terapias milenares estão constantemente invadindo o reino animal. Algumas das histórias de sucesso são tão surpreendentes que podem fazer um participante voluntário se tornar o mais fiel paciente desses tratamentos.

Dra. Laurie McCauley, uma veterinária que tem uma série de relatos atestando a sua experiência em acupuntura e quiropraxia. Ela tem usado a arte de cura de 2.000 anos de idade da acupuntura para tratar tudo. Desde problemas de pele, dores musculares a problemas neurológicos.

“Também é ótimo contra a paralisia”, explicou Laurie. Especificamente, ela cita o caso de um pequeno Bichon branco que estava paralisado na parte traseira. “Ele não podia ficar de pé. Ele era incontinente. Colocamos agulhas e, literalmente, quando puxamos as agulhas para fora, ele foi capaz de ficar em pé e andar. “No dia seguinte, após outro tratamento de acupuntura, ele estava trotando”.

Sucessos

Seu sucesso com a quiropraxia não é menos impressionante.

Ela cita o caso de um Terrier chamado Murray que, aos 14 anos, ainda era altamente competitivo no esporte de agility. Quando ela o viu em um show de cães, ele se recusou a fazer vários saltos durante uma corrida. Um olhar de dor foi a raiz de sua recusa, disse Laurie .

Tratou seu problema traseiro com quiropraxia e no dia seguinte ele ficou em primeiro entre os saltadores bem melhor colocado em outras áreas da competição.

Laurie geralmente recomenda uma abordagem integrada, usando medicina oriental e ocidental para que você obtenha o melhor dos dois mundos. E apesar dos incríveis sucessos que ela viu, ela adverte seus clientes para não esperarem milagres. “Eu sempre digo às pessoas que eu não posso fazer seus cães viverem para sempre – mas eu posso certamente melhorar a sua qualidade de vida.”

Para leigos

Quiropraxia envolve a manipulação da coluna vertebral e músculos para trazê-los de volta ao alinhamento normal. Já a acupuntura envolve a inserção de agulhas minúsculas em vários pontos ao longo dos principais canais do corpo. Se essas modalidades de cura funcionam para os seres humanos, por que não para os cães?

Cachorro recebendo massagem

Jose Gerard, é outro quiroprático especializado em tratamento animal. Embora não seja um veterinário si, os animais são muitas vezes indicados à ele por seus veterinários. Os cães compõem a maioria de sua prática, embora tenha tratado vacas, cervos, pássaros, coelhos, e mesmo lagartos.

Como os outros especialistas neste artigo, ele adora falar sobre os resultados. Por exemplo, ao ajustar o terceiro nervo espinal lombar, ele conseguiu restaurar sinais para a bexiga para curar a incontinência urinária. Simplesmente reposicionando um disco, ele diz que conseguiu curar a paralisia. “É o melhor trabalho do mundo para mim, porque às vezes vemos uma reação imediata. É muito gratificante.”

Sinais

Ele oferece dois sinais reveladores de que um cão pode se beneficiar de um quiroprático. Um de quando um cão está tentando chacoalhar seu corpo para, por exemplo, se secar e para antes de atingir a cauda. O segundo sinal é quando você está passando sua mão para baixo da espinha do cão e você sente pequenos recuos. Ambos indicam um bloqueio na coluna vertebral.

Dra. Rachel Barrack, veterinária certificada em acupuntura veterinária e medicina herbal chinesa, viaja pela cidade de Nova York com sua mochila cheia de agulhas minúsculas – tratando membros peludos da família. “Foi um complemento maravilhoso e mudou completamente a maneira como eu pratico medicina.”

Rachel, adora quando recebe uma chamada de acompanhamento de um proprietário do cão dizendo que seu pet está correndo mais uma vez como um filhote. A acupuntura pode ajudar com problemas comportamentais também. “Pode ser muito calmante para cães com ansiedade”, explica Rachel. As agulhas são tão pequenas que a maioria dos cães não sente qualquer dor quando eles são inseridos. Na verdade, muitos cães até adormecer durante o tratamento.

A medicina ocidental tem seus benefícios, particularmente quando a cirurgia ou diagnóstico avançado para doenças agudas são necessárias. Enquanto isso, acupuntura e fitoterapia chinesa parecem ser capazes de combater condições crônicas como doença de pele ou problemas gastro-intestinais prolongados.

Combinações

Rachel também descobriu que os dois podem ser usados ​​em combinação. Por exemplo, a terapia herbal chinesa e a acupuntura podem ser usadas para aliviar alguns dos efeitos colaterais negativos das drogas ocidentais, particularmente a quimioterapia ou a radiação. Não menos promissores são os efeitos de outra forma alternativa de tratamento de cães: massagem terapêutica.

Denise Theobald costumava fazer massagem terapêutica para os seres humanos. Então, um dia, enquanto estava sentada em sua varanda com um amigo e observando três cachorros correndo como loucos, ela teve a ideia de estender esta arte de cura aos animais. Agora proprietária e instrutora de uma escola de massagem canina, ela não se arrepende.

Quando os cães são levados por falta de mobilidade devido à artrite ou alguma forma de disfunção articular, ela coloca suas mãos para trabalhar. Massageando profundamente no tecido mole, consegue liberar pontos de gatilho Fascia. Ela também usa massagem linfática para estimular o sistema imunológico e diminuir o inchaço primário e secundário.

Construindo a confiança com os cães

Um de seus maiores desafios é construir confiança com cães que estão com dor para que eles permitam a ela tocá-los. Ela trabalha com estes cães gradualmente, permitindo-lhes experimentar pouco a pouco o alívio da dor que vem com seu toque mágico. Com este reforço positivo, a relutância desaparece.

“Podemos levar um cão que está absolutamente aterrorizado com as pessoas e dentro de algumas sessões, eles estão vindo e deitando, aceitando massagem.”

Ela testemunhou mini milagres como resultado de sua arte de cura. Denise cita o caso de um cão trazido em um carrinho, uma lesão na coluna que o impedia de mover sua extremidade traseira. Através da massagem, foi capaz de restabelecer um padrão motor nervoso e dentro de dois meses, o cão tinha 70 a 80 por cento mais função e foi capaz de suportar peso em suas próprias pernas.

Então, sinceramente acreditando ou não nestes tratamentos alternativos, você pode querer dar uma chance quando precisar.

Os sucessos vistos indicam que seu cão pode se beneficiar também.

Adaptado de http://moderndogmagazine.com/articles/how-chiropractic-acupuncture-massage-therapy-can-dramatically-improve-your-dog-s-life/98786

A gente sabe, não é sempre que dá pra cuidar do nosso melhor aumigo como a gente gostaria! Mas nós podemos ajudar: a ideia da Box do Pet é fazer os cães e seus humanos viverem grandes momentos juntos todos os meses.

Saiba mais e assine!