Crônicas de cão: O dia que aprendi o truque mais importante

Os humanos tão descobrindo que a gente adora ser treinado. É verdade, é bem legal fazer tarefinhas e atividades que nos permitem mostrar nossa inteligência e controle de ansiedade, por exemplo. Isso muitas vezes nos permite andar sem guia pelas ruas quando vamos ao banheiro ou mesmo brincar com nossos amigos no parque sem estar com a guia puxando.
Mas hoje resolvi escrever sobre minha experiência engraçada com meus humanos. Sempre fui muito ansioso e não me aguentava, roía tudo que via na frente. Muito também porque antes de ser adotado por minha família, passei por umas situações difíceis e de abandono que me davam medo.

Então quando eles saiam de casa eu ficava com medo de ser abandonado e, só de ansiedade, mordia tudo. Cheguei a tirar pedaços da porta. Por sinal, a porta nova ficou bem mais bonita, acho que fiz um bem pra casa. Por causa dessa ansiedade, meus humanos resolveram intensificar os treinamentos para que eu conseguisse ficar no controle da situação por mais difícil que parecesse. Eles pediram ajuda para um outro humano, que conheci como “o adestrador”. É, foi bem legal, ele foi um bom professor e aprendi muita coisa rápido. Sentar e deitar já sabia, mas ficar e andar ao lado do humano no ritmo dele aprendi nas aulas.

Porém, foi em casa que descobri o truque mais legal. Percebi que toda vez que ficava de barriga pra cima eu tirava risadas e palavrinhas fofas deles. Então me dei por conta que toda vez que eu fazia uma coisa errada, se eu deitasse de barriga pra cima, todo aquele mau-humor deles sumia.

Também, com essa barriginha de porco que eu tenho, é difícil resistir, né?