Quando os animais de estimação não se viram para ruídos altos, temos um bom indício de que podem apresentar surdez.

Dicas para identificar e tratar a surdez canina

Animais de estimação têm perda auditiva como os seres humanos. Perda de audição em animais pode ser o resultado de uma doença, idade avançada, ou o cão pode até mesmo nascer surdo. Não importa a causa, animais com problemas auditivos ainda são grandes companheiros.

Às vezes pode ser difícil determinar se seu pet está apresentando surdez, já que eles podem comunicar verbalmente como estão se sentindo. É importante para os tutores dos animais prestar atenção ou gravar o comportamento normal em seus animais de estimação, a fim de detectar facilmente uma anormalidade. Por exemplo, não responder ao seu nome sendo chamado pode ser um sinal de surdez em seu amigão. Outros sinais de perda auditiva podem incluir o seu pet que não responder a ruídos altos ou comida sendo derramado em sua tigela de alimentos.

Cachorro Surdo

Uma maneira simples e eficaz para ver se seu cão apresenta perda auditiva é esperar até que ele esteja dormindo ou não olhando para você. Tente fazer barulhos sem causar vibrações no chão e sem que ele veja seus movimentos. Se o seu animal de estimação não responde aos ruídos que você faz, isso pode significar que sua audição não é totalmente funcional.

Se você bater palmas ou assobiar, eles devem pelo menos levantar suas orelhas ou virar em direção ao som

Normalmente não há cura para surdez ou qualquer forma de retardar a progressão da perda auditiva em animais. Uma vez que não podemos julgar os níveis de perda auditiva nos animais de estimação como podemos nas pessoas, eles podem perder a capacidade de audição antes de uma deficiência auditiva ser mesmo detectada. Aparelhos auditivos normalmente não são usados ​​em pets, porque eles são caros, podem não ser confortáveis para o animal, e eles não funcionam quando há perda de audição completa. Embora os tutores dos pets podem pensar que a surdez incomoda, pode realmente incomodar mais o tutor do que o animal de estimação em si. Por exemplo, a maioria dos cães não são incomodados por sua surdez, porque ouvir não é o seu principal sentido.

Apesar da sua incapacidade, os animais com surdez podem ainda aprender comandos através de sinais manuais. Contanto que os sinais sejam claros e consistentes. Além de ensinar comandos manuais para os pets, alguns tutores utilizam coleiras vibratória para treinar e chamar a atenção do seu animal de estimação. Estes colares podem ser comprados na maioria das lojas de animais. Não importa o método utilizado, os animais com deficiência auditiva são certamente treináveis.

Para manter seu animal com deficiência auditiva seguro, mantenha-o em um quintal cercado ou dentro de sua casa como faria com qualquer animal de estimação. Você pode ainda adicionar um sino à coleira do seu animal de estimação assim você saberá sempre por onde ele anda. Além disso, pode ser benéfico adicionar uma etiqueta na coleira do pet para indicar que eles são surdos no caso deles se perderem.

Se seu pet mais velho ficar surdo, ele ainda será um companheiro maravilhoso

Ensinar os comandos ao animal com base em sinais de mão e vibrações pode reforçar ainda mais o vínculo com seu amigão. Se você está adotando um animal surdo, eles ainda são muito treináveis ​​e grandes companheiros também.

Embora alguns possam pensar que pode ser um desafio para cuidar de um pet surdo, animais com surdez são tão adoráveis como um animal de estimação com audição completa.

Adaptado de http://moderndogmagazine.com/articles/your-dog-losing-his-hearing/98900

 

Eaí, o que está achando das nossas dicas? Temos mais uma pra você: ideia da Box do Pet é fazer os cães e seus humanos viverem grandes momentos juntos todos os meses.

Saiba mais e assine!