Cães gordos vão muito além de uma questão de estética: assim como os humanos, aqueles que estão acima do peso também podem desenvolver doenças.

 

Mas o que faz o cachorro engordar, então?

 

Cães ganham peso por uma série de hábitos que muitas vezes parecem inofensivos. O ponto positivo é que não é difícil fazer um cão acima do peso atingir o tamanho ideal. Afinal, você tem total controle da alimentação dele e ainda bem que ele não consegue abrir a geladeira e preparar uma refeição escondido.

Muitas calorias sobrando

É evidente que o motivo do cão ganhar uns quilinhos extras é por estar ingerindo calorias em excesso de acordo com a rotina dele. Isso envolve o ambiente em que vive, a idade e as rotinas de passeios. Mas o que pode provocar o excesso de calorias na dieta do seu cão?

Pote de ração sempre cheio

Diversas pessoas deixam comida à vontade para o cão se autorregular. Mas não são em todos os casos que isso é benéfico. Isso porque os cães têm um centro de saciedade falho, ou seja, eles podem acabar comendo muito mais do que realmente necessitam por pura gula. O ideal é racionar a comida de acordo com a idade e peso do animal, com no mínimo duas refeições por dia.

Porções grandes

Não seja enganado pelo olhar pidão do seu amigo: se ele puder, ele comerá infinitamente. Alguns cães podem mesmo ter a capacidade de se autorregular, mas o ideal é não contar com isso. Então pense na dose adequada, baseada no tamanho do animal. A melhor forma de obter a informação sobre quantidade e ração ou alimentação adequada é conversando com seu veterinário.

Lanchinhos

Muitos donos acabam cedendo à atenção pedida pelos seus animais com comidinhas. Isso pode acabar desregulando a dieta do animal e reforçar o comportamento do cão de pedir comida toda hora. Alguns alimentos que parecem inofensivos podem representar uma quantidade calórica alta para cães de porte menor. O ideal é servir lanchinhos e agrados com parcimônia, de preferência com alimentos desenvolvidos para cães. Além disso, rodelas de cenoura crua, pedaços de maçã sem semente, ossos grandes e pedaços de queijo branco light podem ser boas alternativas.

Já para ansiedade, não há nada como distrair ele com um brinquedinho ou uma volta no parque para exercitar o faro!

 

A gente sabe, não é sempre que você tem tempo pra buscar uma novidade para o seu aumigo! Mas nós podemos ajudar: a ideia da Box do Pet é fazer os cães e seus humanos viverem grandes momentos juntos todos os meses.