Triturar, moer e mastigar ossos ou petiscos para limpeza bucal certamente ajudam a raspar o tártaro dos dentes, mas nada é tão eficaz como escovação regular e limpeza dental.

Aqui estão 8 razões para que você faça algo sobre a saúde bucal do seu cão

  1. 80% dos cães (gatos também) têm algum grau de doença periodontal pelos dois anos de idade. Isso é definido como inflamação que afeta qualquer das estruturas que suportam os dentes – as gengivas, as raízes, o osso ao redor das raízes ou os ligamentos periodontais que ancoram as raízes para os maxilares.
  2. Os mesmos processos biológicos que acontecem em nossas bocas acontecem na boca dos nossos cães. Isto é, um biofilme bacteriano cobre a superfície dos dentes. Permanecendo inalterado por 72 horas, este filme calcifica, transformando-se em uma camada de cimento-duro – ainda que microscopicamente fina sobre os dentes. Com o passar do tempo, centenas dessas camadas se acumulam em cima umas das outras, resultando naquele amarelado nos dentes dos nossos cães chamado placa. Quando você vê a placa, pense em centenas de camadas de concreto bacteriano!Cães com escovas de dentes
  3. A escovação regular interrompe este biofilme e pode prevenir ou reduzir a acumulação do cálculo (também chamado de placa). Manter a placa sob controle significa dentes mais saudáveis, a longo prazo.
  4. Limpeza dental sem sedação, enquanto eficaz na remoção de placas visíveis em um cão, não abordará o acúmulo de cálcio sob as gengivas onde ocorre a maior parte da doença periodontal. Se os dentes não estiverem sendo polidos após a limpeza, as microplaquetas e os riscos microscópicos criados pelos instrumentos de limpeza criam a base para o cálculo retomar a acumulação ainda mais rapidamente. Ganho de curto prazo pode igualar dor de longo prazo!
  5. Placa é como cimento cheio de bactérias. Estas bactérias causam inflamação e infecção das gengivas, recessão gengival e destruição óssea em torno das raízes nos dentes. Gengivite e perda de massa óssea resultam em dentes soltos. Os dentes soltos são dolorosos. Ponto.
  6. As bactérias podem entrar na corrente sanguínea através de gengivas inflamadas e causar danos em outras partes do corpo. Pense placas sobre as válvulas do coração, bem como sobre o sistema de filtração nos rins, entre outros lugares.
  7. Nossos cães são muitas vezes “orgulhosos” o bastante para não demonstrar que seus dentes estão causando dor. Podem, entretanto, nos dar pistas como não puxar tão vigorosamente os seus brinquedos. Virando a cara para a ração, mostrando uma preferência para alimentos macios, ou esfregando seu rosto aliviar o desconforto. Se o seu cão tem mau hálito e dentes escuros, faça uma consulta ao seu veterinário para um exame de saúde oral.
  8. Muitos cães de raça pequena têm uma predisposição à doença periodontal. Yorkies, Dachshunds, Schnauzers, Chihuahuas e outros todos têm uma tendência para desenvolver doença periodontal significativa em uma idade jovem. Se você tem uma dessas raças e não escova os dentes diariamente, cuidado. Você deve ver o seu veterinário, pelo menos, duas vezes por ano para um exame odontológico.
Adaptado de http://moderndogmagazine.com/articles/8-reasons-you-should-get-your-dogs-teeth-cleaned/78053