Como transportar cachorro em viagem de carro

Você está pensando em viajar, mas não quer deixar o seu cãozinho de fora? Afinal, ele faz parte da família né, seria injusto deixá-lo em casa. Por isso, nós vamos te dar algumas dicas para levá-lo em segurança. Confira aqui como transportar cachorro em viagem.

Seja a viagem curta ou longa, todos têm que curtir o passeio. Não é certo deixar o carona confortável e as crianças com um grande espaço no banco de trás, mas deixar o pet em qualquer cantinho do automóvel. Faça com que a viagem seja tranquila e aconchegante para ele também.

Veja dicas essenciais que toda mulher deve fazer se quer saber como transportar cachorro em viagem.

Nunca saia com seu cachorro se ele não estiver com identificação

Essa dica não é só para quem vai viajar, mas para toda mulher que realmente tem cuidado com o cão. Não o deixe sem identificação! Jamais! Pode ocorrer dele se perder no lugar aonde você vai, portanto é indispensável identificá-lo.

Coloque uma coleira nele, e junto dela insira seus dados de contato. Seu nome, número do telefone e do whatsapp tem que estar presentes. Não se esqueça do nome do cão também, pode ser bem útil para quem encontrá-lo.

Se necessário, cole uma fita crepe na coleira com essas informações, mas não deixe de identificá-lo.

Agora que você já fez a identificação do seu cão, vamos ver como você pode protegê-lo. Leia como transportar cachorro em viagem de maneira segura.

Existem leis para viajar com o cachorro, sabia?

Sim, isso mesmo que você leu. Você pode pagar multa por não estar dentro da lei quando transporta um animal dentro do automóvel.

De acordo com o art. 252, dirigir o veículo:

II – transportando pessoas, animais ou volume à esquerda ou entre os braços e as pernas, é uma infração média. O motorista leva quatro pontos na carteira e tem que pagar uma multa de R$130 reais.

Também é proibido transportar animais na parte externa do carro ou no bagageiro, como diz o art. 235:

Conduzir pessoas, animais ou carga nas partes externas do veículo, salvo nos casos devidamente autorizados, a infração é grave. O motorista perde cinco pontos na carteira, a multa aumenta para R$195 reais e, além disso, o carro é retido para transbordo.

Isso significa que o único jeito de continuar a viagem é tirando o animal do local onde está e colocando ele dentro do carro corretamente.

Além disso, você também não pode colocar o animal no banco da frente, só no banco de trás.

Agora que o animal já está identificado e você já sabe como transportá-lo sem que seja multado, vamos ver alguns passos para ele se manter seguro durante todo o trajeto. Existem três métodos de segurança para os cães, escolha qual é o melhor no seu caso:

  • Cinto de segurança: Para cachorros entre cinco e cinquenta quilos, existe a opção e colocar o cinto de segurança. Esse cinto é especial para cachorros, envolve o peito, costas e ombros. Saiba que isso pode ser desconfortável para o cão durante todo o caminho, então decida se vale a pena levá-lo. Apesar disso é o jeito mais seguro de como transportar cachorro em viagem;
  • Grade divisória: Se ele possui mais de vinte e cinco quilos e se agita demais, essa opção é melhor que o cinto de segurança. Sua função é isolá-lo do resto dos passageiros;
  • Caixa de transporte: Aguenta animais de até cinquenta quilos, mas o recomendado é que até vinte e cinco quilos sejam levados na caixa de transporte. Também consegue proteger o cão caso alguma colisão aconteça.

Não deixe o animal despreparado para a viagem. Dê várias voltas de carro com ele para acostumá-lo. Ele pode se assustar caso seja colocado dentro do automóvel e ter que ficar três ou quatro horas direto.

Não deixe que ele se alimente muito, pois pode passar mal. É bom deixá-lo comer no máximo três horas antes da viagem. Alguns podem ficar enjoados enquanto estão no caminho, e se vomitarem pode ser pior ainda, pois vão associar a viagem de carro com algo ruim. Se achar necessário, dê um remédio contra enjoo para ele.

Existem fraldas específicas para animais, se você achar que pode haver algum imprevisto. É sempre bom ser prevenida, certo?

Faça paradas para o animal esticar as patinhas. Os humanos podem aguentar horas no carro, mas para o mascote é desconfortante ficar tanto tempo sem terra firme.

Últimas dicas: Pense no seu doguinho sempre!

Você viu que não são tão complicadas as dicas de como transportar cachorro em viagem.
Além do que foi dito, confira se sua saúde está perfeita. Dê todas as vacinas necessárias e os remédios contra pulgas e vermes. Faça dessa viagem algo prazeroso para o pet, e não algo que ele nunca mais gostará de repetir.