Quantos dedos tem um cachorro?

Mão e Pata

Pode parecer uma pergunta estranha, mas você já parou pra pensar sobre as patinhas e os dedos do seu cachorro?

Os cachorros geralmente têm 5 dedos nas patas dianteiras e 4 nas patas traseiras

Pata Cachorro

O quinto dedo do cachorro ou também conhecido como quinto ergô, na maioria dos casos são dedos desarticulados. Ou seja, estes dedos geralmente não se articulam junto ao metatarso, tornando-se inúteis para o cão. Como eles não são utilizados as suas unhas crescem em um circulo indefinidamente, causando muitas vezes a penetração na própria carne do cachorro.

Os ergôs traseiros são muito vistos em raças de montanha, enquanto os ergôs frontais (garra de orvalho) são comuns em todas as raças de cães. A remoção destes dedos é de escolha do veterinário e do proprietário do cão.

Raças com os cinco dedos

Podemos encontrar o quinto dedo traseiro em raças com motivos de adaptação ao ambiente em que se desenvolveram. Como exemplo temos as raças Mastim e São Bernardo que têm suas origens nas montanhas e locais extremos. A necessidade de uma boa pisada é imprescindível, e esta garra adicional serve para dar uma maior apoio no deslocamento.

Em outras raças o quinto dedo é considerado uma má formação, uma falha genética da raça que pode ser removida quando ainda filhote, desde que recomendado pelo veterinário.

Pastor Alemão, Rottweiler e inclusive raças pequenas como o Yorkshire e o Poodle podem apresentar este dedo a mais nas suas patas traseiras.

Problemas do quinto dedo nos cães

O problema do quinto dedo é que não está agarrado à pata da mesma forma que estão os restantes dedos traseiros. No quinto dedo há apenas uma união através da pele e músculo, não há osso. Isto pode provocar possíveis problemas de saúde:

  • Ao não existir um osso que segure o quinto dedo, este pode se desprender de muitas formas que podem causar dor no cachorro.
  • O dedo a mais, ao não chegar ao solo não se desgasta com tanta frequência como os outros e não se lima com cada pisada. Isto provoca um crescimento que não tem limite e desenvolvido de forma circular pode acabar machucando o pelo e a pele do cachorro.

Meu cachorro tem o quinto dedo, devo me preocupar?

Quando o cão ainda é filhote é recomendável consultar o veterinário para a remoção e evitar maiores traumas. A cirurgia é considerada simples, com duração de 15 a 30 minutos com tempo de recuperação muito rápido.

Nos cachorros com mais de 6 meses não é obrigatório realizar a cirurgia, apenas se houver incômodos evidentes que acabem prejudicando o animal. Mesmo sendo um procedimento simples, a recuperação pode ser um pouco mais lenta pela idade do paciente.

Mão e Pata

Muitos veterinários recomendam a retirada do ergô traseiro ainda quando filhote, para para não correr o risco dos cães machucarem futuramente. O tutor deve manter uma atitude atenta e consultar o veterinário sempre que precisar para que seu cão tenha uma melhor qualidade de vida. Tudo isso contribuirá para um cachorro saudável e feliz!

 

Quer aproveitar super promoções para seu Pet?

Clique aqui e confira os produtos mais vendidos para seu Pet