Pulgas e Carrapatos – Cuidado redobrado no verão

Cachorro e Praia

Com a chegada do período de calor pulgas e os carrapatos ficam à espreita. Neste período, de temperatura e umidade elevada, que a proliferação destes parasitas cresce muito. É preciso estar atento aos riscos e tomar o cuidado necessário para manter seu pet saudável.

Cachorro e Praia

Temperaturas elevadas e a umidade típicas do verão pedem cuidados redobrados

Muitas doenças estão associadas à presença destes parasitas em nossos bichinhos. Pulgas podem ser responsáveis por dermatites alérgicas e peste bubônica. Já os carrapatos podem transmitir erliquiose, babesiose e febre maculosa. Neste momento precisamos ser rápidos e adotar um método eficaz de controle de parasitas.

Já falamos de pulgas e carrapatos aqui no blog. Confira um pouco mais sobre esses parasitas nos links a seguir:

Pulgas – Os inimigos que moram ao lado

Carrapatos – O perigo silencioso

Como manter sua casa livre de infestações

Em sua casa, mantenha o ambiente sempre limpo e arejado. Fique atento aos locais mais comuns de alojamento das pragas, como rejunte dos pisos, carpetes e sofás. Os carrapatos preferem locais distantes do solo, frestas, e também ficam embaixo de telhas e folhas secas. Use o aspirador de pó e não acumule resíduos orgânicos. Uma maneira eficiente de controlar a proliferação é o uso de aerossóis que eliminam os ovos, larvas e os adultos no ambiente.

Apesar de toda a limpeza que se empregue em casa, todos os dias nós trazemos das ruas (sim, eles estão em toda parte) ovos de pulgas minúsculos nos solados dos sapatos e, fatalmente, os depositamos dentro de casa. Uma vez lá dentro, os ovos que eclodirem se transformarão em pulgas que poderão ficar até um ano hibernando, sem alimentação alguma, só esperando o calor chegar; os que não eclodirem resistem bem até encontrarem condições ideias para tal.

E o carrapato não fica atrás, não mesmo! Esses malandrinhos ficam lá embaixo das gramas por muito tempo também, só esperando a oportunidade de se agarrarem em algum cão que possa lhes oferecer casa, comida e roupa lavada…

No verão e no inverno também!

A luta contra pulgas e carrapatos deve ser travada sempre, tanto no inverno quanto no verão, e aí, com alguns cuidados essenciais, podemos combater de maneira eficiente esses parasitas.

Cachorro na grama

 

Outro hábito que deve ser adotado é o da limpeza de pisos e caminhas onde os bichinhos dormem com produtos que contenham pulgicidas e carrapaticidas na composição. Estes produtos são utilizados em clínicas veterinárias, mas podem ser comprados pelo público em geral e, normalmente, são comercializados em pet shops e agropecuárias.

Também aspire a casa com frequência, de preferência semanalmente. Os ovos dos parasitas são bem leves e facilmente aspiráveis. Pisos de madeira que possuem frestas costumam ser os locais de preferência para pulgas se esconderem.

Tome bastante cuidado com poeira até mesmo em lugares altos – as pulgas ficam pelo chão, mas carrapatos preferem lugares altos como cantos de paredes, frestas e prateleiras para abrigarem e se desenvolverem. É interessante trocar os produtos de limpeza entre usos. Isso evita que os carrapatos e pulgas se tornem resistentes a um produto específico, mantendo alta a eficácia.

Em casos extremos, com uma infestação muito grave de parasitas, é indicado que você procure uma empresa especializada em dedetização para resolver definitivamente o problema.

Todos esses cuidados devem ser mantidos durante o ano inteiro. Lembre disso!

E para manter o tratamento preventivo contra pulgas e carrapatos, nada melhor que o Box do Pet, que entrega tudo que você precisa, todo mês, no conforto de sua casa!

 

Referências:
http://www.giselemazuim.com.br/index.php/dicas/34-xopulga-xodermatite
http://blog.doghero.com.br/index.php/2017/01/17/como-evitar-pulgas-e-carrapatos/