Odontologia Veterinária – Você sabe o que é?

Odontologia Veterinária

Os animais de estimação também precisam de cuidados odontológicos. Se não houver uma higiene bucal adequada, eles podem desenvolver problemas orais similares aos nossos. É por isso que existe a Odontologia Veterinária para cachorro, gato, coelho e todos os outros animais.

O que é a Odontologia Veterinária?

Cão com escova de dentes

A odontologia veterinária é uma especialidade da medicina veterinária e tem como objetivo promover a saúde bucal em todos os animais: cães, gatos, cavalos, coelhos, preás, roedores entre outros. No Brasil em 2002 foi fundada a ABOV – Associação Brasileira de Odontologia Veterinária.

Cachorros e gatos também precisam escovar os dentes e como esse cuidado ainda não se tornou um hábito entre os donos de pets, as bactérias de restos de alimentos se acumulam progressivamente na boca dos animais, que aos poucos causam o mau hálito, inflamação na gengiva, dor de dente, os animais evitam se alimentar e se não tratada essa infecção pode ocasionar a perda de dentes.

Esses sintomas são da Doença Periodontal, principal problema oral que afeta cerca de 85% de cachorros e gatos na fase adulta. Esse quadro infeccioso pode evoluir e as bactérias podem até migrar pela corrente sanguínea e causar infecção em órgãos como: coração, rins, articulações entre outros.

Existem muitos problemas orais que afetam os animais, por isso na odontologia veterinária encontramos as seguintes subdivisões:

Periodontia ( Tratamento de Mau hálito, Tártaro, Gengivite)

A PERIODONTIA é a área da odontologia que cuida da saúde bucal, especialmente, da gengiva e outras estruturas que estão ao redor do dente. Se o seu pet tem mau hálito e tártaro, por exemplo, ele precisa de cuidados nesta área. O mau hálito é um forte indicativo que algo não vai bem e a saúde oral de seu pet está em risco. Outros sinais que indicam problemas periodontais (doença periodontal) são: inflamação e sangramento da gengiva, presença de tártaro, mobilidade dos dentes, salivação excessiva, dentre outras.

Endodontia (Tratamento de Canal)

A ENDODONTIA é a área da odontologia que cuida da saúde bucal, especificamente, da parte viva do dente, conhecida como “nervo” do dente ou polpa que se encontra no interior dos dentes, dentro do canal da raiz. Por isso o nome tratamento de canal. Se seu pet tem dentes quebrados, desgastados ou escurecidos, ele pode estar sentindo dor de dente e precisa de cuidados nesta área.

Ortodontia (Aparelhos orais)

Esta área cuida da saúde bucal através do bom posicionamento e encaixe dos dentes. Muitos casos de defeito na oclusão estão relacionados aos dentes de leite que demoram para cair. Outros casos podem estar relacionados a causas genéticas e fatores ambientais. Muito mais do que estética, o bom posionamento e encaixe dos dentes ajuda a promover a saúde oral.

Dentística (Prótese e Restauração de Dentes)

Esta área cuida de restaurar a anatomia, função e estética de um dente quebrado, cariado ou com algum tipo de imperfeição. Hoje pequenas fraturas, cáries ou imperfeições são restauradas com resina. Nos casos de fraturas maiores em que há necessidade de reconstrução do dente ou quando o objetivo é proteger o dente contra novas fraturas, o ideal e mais indicado é proteger o dente com uma coroa metálica.

Oncologia

Esta é a área de odontologia que trata dos pacientes que apresentam tumores na cavidade oral. Atualmente, pacientes com cancer podem ser tratados aumentando sua expectativa de vida, voltando a ter uma excelente qualidade de vida. Mas uma coisa é muito importante, quanto antes for o diagnóstico, as chances de sucesso se multiplicam. Por isso da importância de cuidados odontológicos de rotina em casa e avaliações periódicas no médico veterinário que poderão identificar alterações precocemente.

Prevenção

Uma simples visita ao médico veterinário para cuidar da saúde bucal do seu pet pode prevenir alguns problemas ainda mais graves. Assim como nós, eles também estão propensos a desenvolverem doenças por conta da falta de escovação e higiene adequada.

Não deixe acumular o tártaro para realizar a limpeza: quanto maior o período sem a escovação, mais bactérias estão se acumulando na boca do seu pet. Por isso, para evitar o tártaro e as demais doenças bucais, nada melhor do que a prevenção.

O animais devem ser escovados ainda filhotes, para que isso se torne uma rotina tranquila. O processo deve ser repetido diariamente ou pelo menos três vezes por semana, usando escova e pasta específicas para cães e gatos.

Converse com o seu médico veterinário para escolher a escova adequada, de acordo com o tamanho dele e que tenha cerdas bem macias, para não machucá-lo.
Se a escovação se iniciar com ele já crescido, com certeza irá estranhar.

É preciso ter muita paciência e dedicação, principalmente se o bichinho quiser brincar de mastigar a escova. Alguns especialistas recomendam a escovação após ter feito exercício físico como passeio ou brincadeiras, onde o seu pet vai estar mais cansado e aceitará a escovação com mais facilidade.

Referências:
https://odontovet.com/tratamentos-odontologicos-para-pets
https://www.sorrisoanimal.com.br/dentista-para-cachorro
https://www.petmag.com.br/13787/seu-pet-tambem-deve-ir-ao-dentista