Só mais 5 minutinhos! Seu cachorro dorme muito? Vamos descobrir!

Dormir é uma delícia, né? Nos dias mais nublados, a vontade de sair da cama quentinha foge! Será que isso acontece também com os animais? Os cachorros tem um comportamento diferente dos humanos, quando o assunto é sono. Por isso, não espere que o seu cachorro durma a mesma quantidade de horas que você, provavelmente ele vai construir a própria rotina e você vai aos poucos perceber qual é a quantidade de tempo que ele dorme.

Quando se trata de comportamento animal, também é importante lembrar que cada bichinho tem o seu ritmo, o seu ambiente, o seu peso, a sua saúde, então isso significa que cada um vai ter a sua maneira de dormir, suas manias, seus horários, até mesmo o ritmo da família irá interferir na rotina do cachorro.

Aí cabe a nós, humanos, entendermos e respeitarmos essa individualidade. Esse é um ponto legal de ser lembrado, que por mais que o cachorro seja membro da família, ele tem suas vontades e preferências, então, tente encontrar uma rotina que fique legal para o animal também 🙂

Agora, vamos aos números.

Quantas horas um cachorro filhote dorme em média, por dia?

É possível que o seu pequeno cachorrinho durma até 16 horas por dia. Parece bastante, né? Mas é normal, quando eles são pequenos, passam bastante tempo dormindo.

Quantas horas um cachorro adulto dorme em média, por dia?

O cão adulto pode dormir entre 9 e 11 horas por dia.

Lembre-se que isso é apenas uma média e como falei alí, vários fatores influenciam no comportamento do animal. Outro detalhes que é importante trazer, é que o “problema” não é o cachorro dormir muito ou pouco. Isso é dele, pode ser que alguns gostem muito de dormir e outros não, quanto a isso, tudo bem.

A questão é o comportamento do bichinho, perceba se ele dorme muito pois está cansado, abatido ou se ele não dorme pois de uma hora para outra se tornou muito agitado.

“Meu cachorro passa o dia inteiro dormindo”, é possível ajustar o relógio do sono?

Se o cão dorme por muito tempo durante o dia, é normal que durante o período da noite ele tenha energia para gastar, portanto fique atento nas mudanças de comportamento, se pode ser algo relacionado à saúde ou se é apenas por gosto mesmo.

O que você pode fazer nesses casos é tentar ajustar para que ele permaneça acordado durante o dia e durma no período da noite, para acompanhar a rotina familiar (se for o caso), mas se ele estiver sozinho em casa, será mais difícil controlar. 

Tudo aparenta estar normal por aí? Então deixe o seu cãozinho curtir a soneca tranquilamente, aproveite as horas que ele estiver acordado para brincar bastante e gastar toda a energia acumulada. Depois, certamente ele estará cansado e pronto para mais uma soneca!