Na primavera, os cachorros soltam mais pelos. Mito ou verdade?

É verdade, os pelos caem mais na primavera.

Você já deve ter ouvido falar que em algumas épocas do ano, os cachorros perdem mais pelo do que o normal e a primavera é um desses períodos, mas sabe qual é o motivo?

É importante que a gente saiba, que a troca de pelos dos animais ocorre durante o ano inteiro, não existe um período exclusivo para que isso ocorra, mas na primavera o cenário muda um pouco. Vou explicar melhor:

Lembre-se de que nós estamos saindo de uma estação mais fria, com dias frios e entrando em uma estação levemente mais quente, certo? Quando estamos nas estações frias, o que acontece?

Os cães, para se protegerem nos dias de baixas temperaturas, desenvolvem uma pelagem mais curtinha, conhecida como subpelos. Tudo isso, por conta do clima, para ajudar na proteção deles. Isso acontece automaticamente, que legal né? Eles são muito espertos!

Continuando, então, quando o período mais frio acaba (e a primavera vai se aproximando), os subpelos dão lugar a uma pelagem mais leve e curtinha, de acordo com a estação mais quente. Por isso, podemos perceber uma maior quantidade de pelos caindo pela casa, nas roupas e estofados, aquela loucura!

Anota aí: essa mudança pode ser facilmente percebida nas seguintes raças:

Pug, Dachshund, Labrador, Pinscher, Wippet, Beagle e aqueles que possuem dupla pelagem. Nos SRD’s, podemos ter diversos casos de pelagens, então o quadro poderá ser diferente para cada cachorro.

Está caindo muito pelo? Veja como amenizar!

Uma dica bem simples, para amenizar essa quantidade de pelos e a forma com que eles acabam se espalhando pelos locais é a frequência na escovação dos pelos.

Procure escovar o seu cão com mais frequência, se puder, diariamente. Assim, os pelos que já estão soltos irão sair com mais facilidade na escova.

Vale lembrar também que ao sentir que a queda está fora do normal, vale realizar uma visita ao veterinário o quanto antes e verificar o motivo do ocorrido. Agora é só curtir a primavera, com os pelos bem escovados e mais leves!