Como fazer a adaptação entre crianças e os cães?

As crianças adoram os animais, em sua maioria, mas nem sempre esse início de convivência é fácil. Muitas vezes os cães demoram a se adaptar, afinal tudo é novo (a casa, a família, a rotina e as crianças também). Dependendo do comportamento da criança, pode ser um período bem complicado para os cães, por isso é sempre legal preparar o terreno antes de realizar esse encontro.

A presença de animais na infância traz diversos benefícios ao desenvolvimento infantil, por isso muitas famílias optam por trazer um bichinho pra casa desde cedo, assim a criança pode se adaptar e passar bons anos ao lado de um fiel companheiro. Vamos para as dicas para que esse encontro seja o mais saudável possível?

Antes do cachorro chegar em casa:

Converse com a criança, mesmo que ela seja pequena, tente explicar como ela deve lidar com o cão. Por exemplo: dizer que não pode puxar o rabo, as orelhas, que assim o cão pode ficar muito chateado. Explique também que não é legal ela morder, puxar, arrastar, qualquer ação que possa gerar um desconforto no animal. Isso deve ser conversado previamente para que a criança saiba que deve respeitá-lo.

Assim que o cachorro chegar em casa:

É importante que haja a presença de um adulto sempre supervisionando os dois. Isso justamente para que o adulto perceba se o cão está incomodado com algo, já que a criança provavelmente não terá a mesma percepção.

Ensine a criança a chamar o cão, fazer barulhos e utilizar brinquedos para que ele venha até ela. Esse hábito é legal porque assim a criança não irá correr atrás do cão para tentar trazê-lo até ela, ela entenderá que ele pode vir sozinho quando sentir vontade.

Pode ser difícil no início, fazer com que as crianças entendam o espaço do animal, como fazer carinho e brincar sem maltratá-lo, mas aos poucos você pode ajudar para que ela entenda como cuidar do bichinho com muito amor. Tudo é uma questão de adaptação e maturidade, no fim vai ser uma experiência super legal e importante para a família toda.

Sem dúvidas, essa dupla irá aprontar muito!