Como calcular a idade de um cão

Você já se perguntou como calcular a idade de um cão? Pois bem. Muitos sabem que um cão não possui a mesma idade de um humano, mas não sabem ao certo como calcular.

Não é muito difícil, no entanto, são várias técnicas e métodos que podemos utilizar para calcular a idade de um cão.

Você deverá levar em conta que muitos fatores podem afetar na idade do seu cãozinho, e saber quais são eles, é importante. Assim, você pode ficar atento a alguns sinais que só cachorros com mais idade pode mostrar.

Como calcular a idade de um cão

Há três maneiras de calcular a idade de um cão. No entanto, elas exigem que você se baseie em vários fatores, e, para isso, exige-se muita observação.

Maneira 1

Lembre-se de quando adquiriu o seu cão, se ainda filhote, ou se possui registros do seu nascimento. Você ainda pode identificar através da pelagem e da condição dos dentes caninos.

A identificação dos dentes ajuda a saber parcialmente a idade de um cão. Se eles possuírem todos os dentes brancos e limpos, a probabilidade é de que já tenham 1 ano e meio.

Entender a condição dos dentes é um ótimo meio para calcular a idade de um cão.

Outro meio de calcular a idade de um cão, é cuidando do seu crescimento. Se ele continua crescendo, com certeza ele terá menos de 1 ano.

Saber sobre o peso do seu cão também ajuda. Afinal, cachorros mais novos tendem a se exercitar mais e, portanto, possuem o corpo mais em forma. Cachorros com mais idade, já possuem dificuldades para andar e se levantar.

Observe a pelagem deles. Os pelos de um cãozinho mais novo são macios, ao passo que os cães mais velhos possuem uma pelagem mais dura. Pelos brancos em volta do focinho também determinam a velhice de um cachorro.

Os olhos de cães mais novos não possuem lágrimas e são limpos. Já os olhos de cães mais velhos parecem um olhar mais triste, opaco.

Você pode também, levar seu pet ao veterinário. Com exames, ele pode definir a idade exata do seu pet.

Maneira 2

O tamanho do cão determina a sua velhice, afinal, cães de pequeno porte são considerados mais jovens que os cães de grande porte. Pois, os cães de grande porte demoram muito para crescer e, quando crescem, já estão “velhos”.

Há a identificação através do peso do seu cão. Saber qual é o seu peso e sua altura, pode determinar a sua idade.

Normalmente, a cada 1 ano “humano” equivale a quase 15 anos da vida do cachorro. Então você pode calcular a idade de um cão com uma calculadora mesmo.

Maneira 3

Espere o seu cachorro completar 2 anos de vida e faça a seguinte conta: multiplique a idade em “ano humano” por 4 e o resultado, você soma com 21. É uma maneira não exata de se conseguir calcular a idade de um cão.

O resultado não sai com precisão, pois, não leva em conta o tamanho e peso do animal, mais pode ajudar em vários casos. 

A idade canina

Como calcular a idade de um cão pode nos ajudar em vários momentos, seja para saber quando castrar, seja para saber quando iniciar uma dieta para manter as vitaminas do corpo.

Esses métodos caseiros para descobrir, facilitam a nossa vida em até certo ponto. Afinal, quando é necessário dar-lhes um medicamento, fica difícil precisar a dose quando não se sabe a idade.

Portanto, como calcular a idade de um cão com essas maneiras é mais fácil, pois, podemos fazer alguns dos procedimentos mencionados sem nos preocupar.